O B2C, ou business-to-consumer é usado para descrever uma transação comercial entre uma empresa e um consumidor final. Tradicionalmente, o termo se referia ao processo de venda de produtos diretamente aos consumidores, incluindo compras na loja ou refeições em um restaurante. Hoje, ele descreve as transações entre varejistas online e seus clientes.

Atualmente, o e-commerce B2C é dominado por grandes nomes do setor que, normalmente, também atuam como portais para outros vendedores — o que é chamado de marketplace. Alguns exemplos são as empresas dos grupos B2W (AmericanasSubmarino Shoptime) e Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia).O público desse tipo de negócio, portanto, é o cidadão comum, pessoa física que procura itens diversos, desde eletrodomésticos a roupas, passando por uma infinidade de possíveis produtos e serviços.

Vendas online

Evidentemente, existem outros players no e-commerce B2C além dos grandes varejistas, como microempreendedores individuais, pequenas e médias empresas. Em comum, todos têm uma loja online e usam o ambiente virtual para atender o mercado, realizar ações de marketing e conquistar clientes.

Vale lembrar que empresas que atuam no B2C também podem trabalhar com diferentes modelos de negócio. É comum, por exemplo, que um e-commerce tenha também uma contraparte física, local onde clientes podem retirar produtos comprados na internet. Algumas organizações também podem ampliar o público para outras empresas, seja no chamado B2B ou mesmo para o governo, no B2G.

Conveniência das compras online

Além disso, investir em nichos mais específicos (como a venda exclusiva de móveis, materiais esportivos, cosméticos, bebidas, etc.) pode ser uma alternativa para buscar a sustentabilidade em um mercado tão competitivo. Nesses casos, os principais benefícios são a variedade de produtos e a personalização da experiência de compra.

A maioria dos usuários da Internet está familiarizada com o modelo de comércio eletrônico B2C. Os consumidores apreciam a conveniência das compras online, onde agora podem comprar roupas, eletrônicos, assinaturas de mídia e serviços pela Internet. Nos últimos dois anos, a receita online total na Europa foi de cerca de 500 bilhões de euros. E, de acordo com relatórios, prevê-se um maior crescimento da indústria; todo o potencial do mercado de comércio eletrônico ainda não foi alcançado.

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